“A única coisa capaz de formar um ser humano é a consciência crítica, a capacidade de pensar seu ambiente e suas relações.
Alfabetizar é isso, não é aprender a escrever o próprio nome num papel.”

Paulo Freire

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS)

Terminamos a semana na maior Unidade do Ceará e também a única de segurança máxima, porém mais uma vez a superação, a perseverança, a força de vontade e o amor tomaram de conta de nosso trabalho, conduzindo aquele evento a um grande SUCESSO. "A mudança é lenta e dolorosa", palavras da professora Magnólia, mas nós seguimos nossa caminhada, nos modificando e melhorando diariamente, junto de nossos educandos e dos profissionais de segurança pública, profissionais que cada dia mostram que podem fazer um belo trabalho e também respeitar a vida. OBRIGADO A TODOS QUE TORNARAM ESSE DIA POSSÍVEL.



quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cadeia Pública de Pacatuba

Não podiam faltar as Festas Juninas da Cadeia Pública de Pacatuba, mesmo sem haver aula devido a reforma do prédio, mas a função social da escola foi exercida. Com apresentação da dança "Pisa o milho penera o cherem", pelos professores. Resgatando a cultura nordestina para os privados de liberdade, uma homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga e, também teve quadrilha improvisada com os detentos. VIVER É UM EXERCÍCIO.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (Manicômio)

Educadores do Sistema Prisional da grande Fortaleza e Região Metropolitana realizaram um verdadeiro arraial no Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes. O evento ocorreu com vista aos festejos juninos, os quais estão ocorrendo em todas as Unidades Prisionais. Na oportunidade houve a apresentação da dança folclórica: “Pisa o Milho”, por parte dos professores, além de quadrilha junina improvisada, que contou com a efetiva participação dos alunos. A Escola como principal partícipe na ressocialização dos internos não pode esquivar-se de promover momentos de valoração da pessoa humana. Por isso, as festas juninas são de grande importância em nosso calendário escolar, sobretudo para os pacientes daquela Unidade, os quais são extremamente especiais e dignos de apoio Educacional.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Cadeia Pública de Caucaia



Nesta terça-feira estivemos na Cadeia Pública de Caucaia, popularmente conhecida como cigana, ja no segundo dia de nossa "turnê". As comemorações vem sendo realizadas com o resgate das tradições juninas, tranquilidade e cooperação de todos. Hoje a maioria dos professores de Fortaleza e região metropolitana conheceu a unidade com uma das piores condições de trabalho do estado do Ceará, entretanto, ao chegarmos lá fomos surpreendidos com um alto nível de organização pedagógica e logística, presenciamos o trabalho de cinco professoras dedicadas, esforçadas, engajadas, carinhosas e apaixonadas. Mais uma vez exercitamos o jargão: "orgulho de ser professor" porque é uma das tantas emoções que nos surpreendem. PARABÉNS CAUCAIA !!!




As Ciganas



Os Matutos



O Poeta

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cadeia Pública de Maranguape




Inicio do projeto Arraiá da Ressocialização na Cadeia Pública de Maranguape, com apresentação de dança(pelos professores) e comidas típicas(almoço com os internos e os demais funcionários da cadeia).