“A única coisa capaz de formar um ser humano é a consciência crítica, a capacidade de pensar seu ambiente e suas relações.
Alfabetizar é isso, não é aprender a escrever o próprio nome num papel.”

Paulo Freire

quarta-feira, 16 de junho de 2010

III congresso latino americano de compreensão e leitura

Brasília, abril de 2010.

Acontecerá em Brasília, no ano
do Cinqüentenário da Capital Federal,
o III CONGRESSO LATINO
AMERICANO DE COMPREENSÃO
LEITORA – III COMLEI - Ler para
produzir mais cultura.
O I Congreso de Comprensión
Lectora – leer para producir más
cultura aconteceu na cidade de
Huancayo, no Peru, em 2008; o II foi
realizado em 2009 na cidade de
Neuquén, na Patagônia Argentina.
Com abrangência internacional,
português e espanhol são os idiomas
oficiais do III COMLEI.
Neste momento, já contamos
com vários nomes de destaque no
cenário latino-americano, entre eles
ARACY MARTINS / BERTHA ROJAS LÓPEZ / CLARA ETIENE SOUZA / DAGOBERTO BUIM ARENA / ELIANA
YUNES / ELIANE CAMPELLO / EMILIA ALFONSO / ETHERLINE MIKESKA / EZEQUIEL THEODORO DA SILVA /
GABRIEL PERISSÉ / JOÃO LUIZ CECCANTINI / MÁRCIA ELIZABETH BORTONE / MARIA DA GRAÇA PAULINO /
MICHELINE MADUREIRA LAGE / NILMA GONÇALVES LACERDA /OLÍVIA APARECIDA DA SILVA / RILDO
COSSON / STELLA MARIS BORTONI / VERA TEIXEIRA AGUIAR e WILSON TAVEIRA.
Alegra-nos informar que, para firmar a sua inscrição, você deverá, primeiramente, verificar no
site
http://leituras.literaturas.pro.br

áreas, temas, valores da inscrição e formas de participação.
Depois, seguir as instruções e manifestar seu interesse. O III COMLEI comportará as seguintes
atividades: conferências, palestras, mesas temáticas, comunicações e painéis individuais, exposição
e venda de livros, relato de experiências e momentos artísticos.
Inscreva-se até 30 de junho e nos envie, pelo endereço eletrônico clcomlei656@gmail.com,
pelo correio ou por fax, o comprovante de pagamento, a ficha de inscrição completa bem como o
título e resumo de sua apresentação. Indique o desdobramento temático (conforme apresentação no
site) em que, pela sua percepção, se enquadra seu trabalho. O assunto do e-mail deve ser “proposta
de apresentação de trabalho”, a qual será julgada pela Comissão Organizadora e, aceita, será
inserida em uma sessão de relato de experiência, uma de comunicação ou uma mesa temática.
Lembre-se: a inscrição só será efetivada quando constatada a remessa de todos esses dados. Após
você receber a carta de aceitação, envie para o mesmo endereço eletrônico o seu trabalho na íntegra
– isso até 30 de setembro, no máximo – para que possamos constituir o livro magnético (em CDrom)
do evento, o qual será entregue ao participante durante as atividades de clausura do congresso.
A secretaria já está recebendo e avaliando as propostas de comunicação e de mesas temáticas.
Contamos com a participação de outros pesquisadores, professores, estudantes e sugerimos que
acompanhem as postagens relativas à programação do evento, que está cada dia melhor.
Reforçamos o nosso empenho em realizar um grande evento, cujo objetivo é, entre outros, a
discussão dos problemas latino-americanos relacionados à leitura e, sobretudo, a formação de uma
consciência política e social acerca do papel da recepção literária em nossas vidas.
Solicitamos também a divulgação, entre os seus pares, da realização deste evento que
julgamos de extrema importância para o desenvolvimento de uma formação leitora.
A coordenação.

Informações mais detalhadas em http://leituras.literaturas.pro.br, http://ler.literaturas.pro.br e adesão
à proposta ou elucidação de dúvidas por clcomlei656@gmail.com .
www.catedra-eja.org
URGENTE!
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS E PÔSTERES PRORROGADAS ATÉ O DIA 16 DE JUNHO!!!
1° congresso internacional da cátedra UNESCO de educação de jovens e adultos
Tema central: educação e aprendizagem o longo da vida
De 20 a 23 de julho de 2010 João pessoa – PB
Inscrições sem trabalhos: de 28/abril a 17/julho/2010
(conforme o limite de vagas)
Valores:
Taxas de Inscrição:
Taxas (em reais) até 13/06 até 13/07 até 20/07
Estudantes de graduação e professores de EJA 80,00 100,00 120,00
Estudantes de pós-graduação 120,00 140,00 160,00
Pesquisadores, professores universitários e demais participantes 160,00 180,00 200,00
Onde ficar:
AGÊNCIA OFICIAL DO EVENTO
Oriental Turismo e Viagens
Av. Senador Rui Carneiro, 830, Sl 10
Miramar - João Pessoa/PB

Contatos:
msn: oriental01@orientalreceptivo.com.br
+55 83 3044.6005 / +55 83 9128.5622 (24hrs)

Para saber das Tarifas Especiais dos Hotéis cadastrados e dos Serviços de Transfer oferecidos pela Agência, entre em contato conosco.
Veja as opções de POUSADAS e HOTÉIS em www.hoteis-pousadas-joaopessoa.com.
Outras opções:
http://www.atlanticahotels.com.br/
http://www.verdegreen.com.br/
http://www.pousadadocaju.com.br/v2008/
http://www.hotelcaicara.com/
Passagens de ônibus:
João Pessoa DIARIAMENTE / CONVENCIONAL 20h R$ 95,00
João Pessoa DOMINGO A SEXTA / LEITO ( PROMOÇÃO ) 20h01 R$150,00
Passagem de avião:
Entre R$ 428.00 e R$ 470,00 com várias paradas




















FAVOR DIVULGAR

INFORMATIVO DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2011
Chamada de Trabalhos

O Ministerio de Educação de Cuba, tem o prazer de anunciar a próxima edição
do Congresso Internacional de Pedagogia que vai se realizar em Havana - Cuba
de 24 a 28 de Janeiro de 2011.
Na sua ultima edição em 2009, o Congresso reuniu mais de 4.500
congressistas, com grande participação Brasileira no Evento.
Abaixo seguem as principais informações


Organização e Patrocinadores
UNESCO
ORCACL - HAVANA
OEI - Organização dos Estados Ibero Americanos para Educacion, Ciencia y
Cultura
UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infancia
CEA - Confederacion de Educadores Americanos
ALEAC Asociacion de Educadores da America Latina y Caribe
UNFPA - United Nations Population Fund
CREFAL - Centro de Cooperacion Regional para la Educacion en Adultos en
America Latina
CEAAL - Consejo de Educacion de Adultos en America Latina


ORGANIZAÇÃO DO CONGRESSO
Ministério de Educação de Cuba

Trabalhos Academicos
O Comite já esta recebendo os resumos que serão avaliados e farão parte do
Programa Cientifico.
os trabalhos academicos podem ser enviados atraves do site :
http://www.lionstou rs.com/pedagogia 2011.html

Temas principais do Congresso
* Educação e formação de valores
* Formação integral e Educação científica no desenvolvimento da : Educação
pré escolar - Educação Especial - Educação Primária - Educação Secundária
- Educação pré Universitária - Educação Técnica e Profissional - Educação e
Jovens e Adultos Educação Superior

* Graduação e pos graduação de profissionais da Educação

* Alfabetrização e pós alfabetização
* Integração dos agentes e agências socializadores na Educação - Escola -
Família - Outras organizações comunitárias e organizações
* Educação Física, Energética e Ambiental, Artística, da saude e da
sexualidade
* Avaliações da qualidade da Educação
* Ciências da Educação e Pesquisa Educacional
* Históricos e Estudos comparativos em Educação
* O Pensamento educacional de Simon Bolivar, José Marti e outros líderes da
America Latina - a validade e aplicação das política s e sistemas educativos
na America Latina e Caribe
* O Ensino da História na Educação
* A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação

Pacote de Viagens
A Lionstours organizou os Pacotes de Viagens a partir de US$ 1.040,00
financiados em 05 pagtos sem juros incluido Passagem Aerea / Hospedagem /
Cafe da Manha / Seguro Viagem / Traslados / Visitas a Centros Educacionais
em Havana

Desde ja contamos com a sua presença no Evento
mais informações sobre o Congresso sao encontrados na Pagina da internet
http://www.lionstou rs.com/pedagogia 2011.html


GRUPO DE DISCUSSÃO CRIADO NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES
Entrar no grupo: semintereducprisoes2010-subscribe@yahoogrupos.com.br
MANDE UM E-MAIL EM BRANCO PARA O ENDEREÇO ACIMA PARA PARTICIPAR DO GRUPO.

fórum internacional de pedagogia

III FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia
Universidade Estadual do Ceará - UECE
Campus da Faculdade de Educação, Ciências e letras do Sertão Central – FECLESC
Quixadá, Novembro de 2010
iiifipedquixada@gmail.com


1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. DO PERÍODO E DO LOCAL
As inscrições estarão abertas no período de 24/05 a 30 de outubro* de 2010 e deverão ser efetivadas através do preenchimento da ficha de inscrição que consta no final deste edital.
1.2. DA CONFIRMAÇAO DAS INSCRIÇOES
a) O formulário de inscrição deverá ser enviado junto com o comprovante de pagamento devidamente pago para o email, iiifipedquixada@gmail.com.
b) O inscrito receberá a confirmação da sua inscrição através de email.
1.3. DO PAGAMENTO
O inscrito deverá efetuar o pagamento nominal para Jorge Alberto Rodriguez e Lilian Mara Trevissam Tavares, na Conta: 32.960 – 6, Agência: 0241-0, BANCO DO BRASIL impreterivelmente na boca do caixa.
*ou até esgotarem as vagas.*
*total de vagas para alojamento a ser divulgada.

EDITAL DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

A Coordenação Científica do III FIPED torna público o procedimento de inscrição para apresentação de trabalhos para o III FIPED.

2. Grupos de Trabalhos (os trabalhos para submissão terão que ser norteados segundo os GT´s)
GT – 01 – Educação Infantil.
GT – 02 – Currículo, práticas educativas e formação docente.
GT – 03 – Práticas Pedagógicas: educação a distancia e novas tecnologias.
GT – 04 – Prática educacional, inclusão e exclusão.
GT – 05 – Formação profissional: educação e mercado.
GT – 06 – Visões multifacetadas da pesquisa na área da educação.
GT – 07 – Formação de professores e os desafios da pesquisa na universidade.
GT – 08 – Alfabetização e letramento: estudo, organização e funcionamento do texto.
GT – 09 – Gestão escolar.
GT – 10 – Universidade: políticas educativas e ensino superior.
GT – 11 – O curso de Pedagogia no contexto do capitalismo contemporâneo.
GT – 12 – O cotidiano escolar: violência, rebeldia, conflitos e resistências da sala de aula.
GT – 13 – Literatura e arte-educação: realidade, linguagens e estilos.
GT – 14 – Literatura infanto-juvenil: o lúdico na escola
GT – 15 – Saúde coletiva e elementos educativos.
GT – 16 – Educação do e no campo.
GT – 17 – Estágio supervisionado: diálogo e troca de experiências na formação docente.
GT – 18 – Educação, meio ambiente e dilemas urbanos.
GT – 19 – Sociedade estética e cultura.
GT - 20 – Estudo da cultura afro-brasileira: discursos e práticas pedagógicas.
GT – 21 – Educação física: o corpo em debate.
GT – 22 – Mídia, educação e comunicação.
GT – 23 – Cultura popular: tradição, memória, identidade e patrimônio.
GT – 24 – Trabalho, educação e luta de classes.
GT – 25 – Diversidade sociocultural e educação.
GT – 26 – Ser social, história, natureza e ciência.
GT –– 27 – Educação de jovens e adultos.
GT – 28 – Educação, gênero e diversidade sexual.
GT – 29 – Os desafios no ensino da Língua Portuguesa.
GT – 30 – Educação Matemática.
GT – 31 – O ensino de Química.
GT – 32 – O ensino de Geografia.
GT – 33 – O ensino de Física.
GT – 34 – O ensino de História.
GT – 35 – O ensino de Biologia.

3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições deverão acontecer através de Ficha de Inscrição de Trabalho do III FIPED, própria, constante no final deste Edital de Trabalhos.
3.2 A Ficha de Inscrição de Trabalho, o comprovante de pagamento, o Resumo do Trabalho (Comunicação Oral e Mesa Redonda) devem ser anexados nessa ordem e enviados para o e-mail iiifipedquixada@gmail.com em arquivos distintos da mesma mensagem.
3.3 chamadas de trabalho
1º chamada – com e sem trabalho 24/05 a 19/07
2º chamada – com e sem trabalho 20/07 a 16/08
3º chamada – com trabalho 17/08 a 06/09
3º chamada – sem trabalho 30/10*
*ou ate atingir o limite de vagas*.
*Total de vagas de alojamentos a serem divulgadas.
3.3.1 valores
3.3.1.1 alunos
3.3.1.1.1 - 1º chamada sem trabalho R$ 20,00
3.3.1.1.2 - 2º chamada sem trabalho R$ 25,00
3.3.1.1.3 - 3º chamada sem trabalho R$ 30,00

3.3.1.1.4 1º chamada com trabalho R$ 30,00
3.3.1.1.5 2º chamada com trabalho R$ 40,00
3.3.1.1.6 3º chamada com trabalho R$ 45,00

3.3.1.2 professores com trabalho
3.3.1.2.1 - 1º chamada R$ 80,00
3.3.1.2.2 - 2º chamada R$ 90,00
3.3.1.2.3 - 3º chamada R$ 100,00

3.3.1.3 professores sem trabalho
3.3.1.3.1 – 1º chamada R$ 65,00
3.3.1.3.2 – 2º chamada R$ 70,00
3.3.1.3.3 -3º chamada R$ 75,00


3.3.1.4 pós-graduação com e sem trabalho
3.3.1.4.1 - 1º chamada R$ 50,00
3.3.1.4.2 - 2º chamada R$ 55,00
3.3.1.4.3 - 3º chamada R$ 60,00

3.3.1.5
Mesas redondas R$ 60,00

3.4
No ato da primeira inscrição de trabalho o autor pagará o valor todo da inscrição, caso deseje inscrever outro trabalho terá 50% de desconto.

4. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
4.1 A seleção dos Trabalhos será realizada pela Comissão Científica do III FIPED.
4.2 Os Trabalhos deverão estar adequados a um ou mais grupos de trabalho.
4.3 O (a) autor (a) deverá indicar na Ficha de Inscrição de Trabalho 1 (um) GT ao qual o mesmo será submetido.
4.4 Será critério para aprovação dos Trabalhos o correto preenchimento da Ficha de Inscrição de Trabalho e submissão dos mesmos às Normas para Apresentação de Trabalhos.
4.5 Poderemos ser enviados no máximo dois Trabalhos por autor (a), e podendo ter até três co-autores.
4.6 As mesas redondas deverão ser propostas pelos autores das mesmas.
4.7 Receberão Certificado de Apresentação de Trabalho somente o (a) autor (a) que estiver presente na apresentação do mesmo, podendo o (a) autor (a) ser substituído pelos co-autores.
4.8 Os resumos submetidos pelos autores serão analisados e poderão ser aceitos ou não para a apresentação no evento.
4.8.1 Graduados também poderão enviar trabalhos para apresentação.

5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
5.1 Os Trabalhos aprovados deverão estar inscritos na forma de Comunicação Oral ou Mesa Redonda.
5.2 Comunicação Oral é o Trabalho que objetiva informar os resultados de pesquisas e que tem o(a) autor(a) centralidade na apresentação da atividade.
5.3 Trabalhos inscritos na modalidade Comunicação Orais poderão ser apresentados em data show, de acordo com disponibilidade de equipamento desta Organização, ou como preferir o (a) autor (a).
5.4 O Resumo do Trabalho será submetido à revisão pela Comissão Científica e deverá conter no mínimo 2.500 e máximo de 3.000 caracteres (contando os espaços), digitados em Editor de Texto Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, todas as margens em 2,5 cm e salvo em Documento para Word 97-2003.
4.5 São obrigatórios no Resumo do Trabalho: título em caixa alta, seguido da identificação o(a) autor(a), introdução, objetivos, metodologia, resultados ou conclusão e palavras-chaves.
5.6 Todas as citações devem obedecer às normas da ABNT.
5.7 O Trabalho Completo deverá ser digitado em Editor de Texto Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1.5, justificado, todas as margens em 2,5 cm e salvo em Documento para Word 97-2003 com no mínimo de 9 laudas e no máximo 12.
5.8 De acordo com a correção do resumo serão enviados à resposta para o autor (a) e o (a) mesmo (a) deverá enviar o trabalho completo, caso queira que este seja publicado, no máximo até 24/09.
5.9 Cartas de Aceite com assinatura da Comissão Científica será digitalizada e enviada por e-mail.
5.10 A divulgação dos resultados dos trabalhos aprovados com a lista final e a alocação das salas até o dia 30/10.
5.11 Por questão de impessoalidade e transparência ao processo ficam impedidos de enviar Trabalhos quaisquer membros da Comissão Científica e/ou da Comissão de Comunicação do III FIPED.
5.12 Possíveis retificações a esse Edital de Trabalhos serão informadas no site do III FIPED.
5.13 Quaisquer caso omisso será resolvido pela Comissão Científica do III FIPED.

6. DOS ANAIS
6.1 Os resumos aceitos e os Trabalhos completos serão incluídos integralmente nos Anais do III FIPED e editados em formato de CD, sem nenhum ônus de direitos autorais para quem quer que seja.
6.2 Os resumos e Trabalhos completos aceitos serão divulgados de maneira integral no site do III FIPED através de hiperlinks, onde se poderá fazer o download dos respectivos arquivos.




7. FICHA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHO
FICHA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHO
III FIPED – 10 a 13/11/2010
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Campus da Faculdade de Educação, Ciências e letras do Sertão Central – FECLESC
Nome:
Endereço:
Bairro: Cidade:
e-mail: CEP: Estado:
Telefone Residencial: ( ) Telefone Celular: ( )
Instituição:


Titulo do Trabalho:


( ) Extensão ( ) Pesquisa Modalidade: ( ) Comunicação Oral ( ) Mesa Redonda
Grupo de trabalho:

Recurso Técnico: ( ) Data Show ( ) Outro. Especifique:
Alojamento: ( )sim ( )nao
Indique sua Categoria:
( )Professor
( )Aluno de graduação
( )Aluno de pós-graduaçao
( )Graduado



8. FICHA DE INSCRIÇAO GERAL

FICHA DE INSCRIÇÃO
III FIPED – 10 a 13/11/2010
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Campus da Faculdade de Educação, Ciências e letras do Sertão Central – FECLESC
Nome:
Endereço:
Bairro: Cidade:
e-mail: CEP: Estado:
Telefone Residencial: ( ) Telefone Celular: ( )
Instituição:


Alojamento: ( )sim ( )nao
Indique sua Categoria:
( )Professor
( )Aluno de graduação
( )Aluno de pós-graduaçao
( )Graduado