Como Matemático a avaliação por muito tempo me foi uma dúvida cruel, pois desconsidero como parte do processo de aprendizagem a avaliação classificativa, porém após estudar a filosofia freiriana assumi uma postura que considero muito próxima ao ideal pedagógico.
Por que avaliar?
A avaliação é uma constancia no processo de aprendizagem e tem caráter de acompanhamento para definir metas de aprendizagem.
Para que avaliar?
Para que o educador tenha melhor domínio de metas e mantenha a formação do educando em constante desenvolvimento.
Quando avaliar?
Sempre que o educador sinta necessidade a avaliação será valida, e lembrando que assim que inicia uma troca de olhares, ambos, educador e educando já estão sendo avaliados um pelo outro, cabe ao educador definir padrões e através da interação direcionar o educando ao que ele almeja na perspectiva pedagógica.
Como avaliar?
A avaliação merece total atenção e empenho do educador, pois define o ponto onde se deve investir para alcançar o ideal de aprendizagem naquele contexto, o processo de avaliação deve ser processual e amplo, procurando abranger todas as qualificações e deficiências que o educando apresenta desde o primeiro contato, para assim atuar como ferramenta indispensável no processo de ensino aprendizagem.
Mesmo fora do Sistema, o sistema não sai de mim, espero poder continuar ajudando.
Kaio Sales