“A única coisa capaz de formar um ser humano é a consciência crítica, a capacidade de pensar seu ambiente e suas relações.
Alfabetizar é isso, não é aprender a escrever o próprio nome num papel.”

Paulo Freire

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Avaliação



Como Matemático a avaliação por muito tempo me foi uma dúvida cruel, pois desconsidero como parte do processo de aprendizagem a avaliação classificativa, porém após estudar a filosofia freiriana assumi uma postura que considero muito próxima ao ideal pedagógico.


Por que avaliar?

A avaliação é uma constancia no processo de aprendizagem e tem caráter de acompanhamento para definir metas de aprendizagem.

Para que avaliar?

Para que o educador tenha melhor domínio de metas e mantenha a formação do educando em constante desenvolvimento.

Quando avaliar?

Sempre que o educador sinta necessidade a avaliação será valida, e lembrando que assim que inicia uma troca de olhares, ambos, educador e educando já estão sendo avaliados um pelo outro, cabe ao educador definir padrões e através da interação direcionar o educando ao que ele almeja na perspectiva pedagógica.

Como avaliar?

A avaliação merece total atenção e empenho do educador, pois define o ponto onde se deve investir para alcançar o ideal de aprendizagem naquele contexto, o processo de avaliação deve ser processual e amplo, procurando abranger todas as qualificações e deficiências que o educando apresenta desde o primeiro contato, para assim atuar como ferramenta indispensável no processo de ensino aprendizagem.

Mesmo fora do Sistema, o sistema não sai de mim, espero poder continuar ajudando.
Kaio Sales